A palavra o “wara eyneb”, ou “yabrak”, quer dizer folha de uva, prato completo e saboroso, o charuto, consumido em todo o mediterrâneo com pequenas variações na receita e no nome.
Uma curiosidade, o charuto de repolho é na verdade de origem grega, sendo depois incorporado à culinária mediterrânea (Turquia, Egito, Líbano, Síria). Considerado de difícil preparo, embora com ingredientes comuns, pode ser servido quente ou frio, com uma peculiaridade: se feito no almoço, requentar para o jantar fica mais gostoso, com sabor mais acentuado. Acompanhado de coalhada síria, tabule, pão sírio, é divino.
Ingredientes
- 300 g de folha de uva ou 1 repolho médio
Recheio
- 2 xícaras (chá) cheias de arroz cru
- 300 g de carne moída
- 1 tomate maduro sem pele e sem semente, picado em cubos
- hortelã, salsa, cebolinha, picadas a gosto
- 2 colheres (sopa) de sal
- 1/3 de xícara (chá) de cebola picadinha ou ralada
- 1 colher (chá) de alho picado
- 4 colheres (sopa) de manteiga
- suco de limão a gosto
- 1 colher (chá) de azeite
- pimenta do reino moída na hora
- 1 xícara de (chá) de molho de tomate
Modo de Preparo
- Prepare as folhas de uva (ou repolho), colocando algumas de cada vez em água fervente por 5 minutos.
- À parte, faça o recheio.
- Em um recipiente, coloque o arroz, a carne, o tomate, cebola, hortelã, alho, salsa, manteiga, cebolinha, sal, pimenta do reino. Misture bem sem amassar, para a carne não ficar dura.
- Em uma tábua de carne, abra a folha de uva já escorrida, com o lado externo para cima.
- Coloque o recheio sobre ela aproximadamente 2 colheres de sopa cheias, como um croquete, em uma linha na horizontal, não muito na beirada.
- Dobre as duas laterais para dentro, onde está o recheio. Enrole de baixo para cima de modo que fique firme, sem apertar muito.
- Forre uma panela grossa com as folhas de uva mais duras, ou meio rasgadas. Arrume os charutos em camadas, deixando-os bem juntos. Repita as camadas até acabar.
- Misture um pouco de sal e o molho de tomate na água, até cobrir os charutos.
- Despeje o caldo do limão e o azeite.
- A última camada não deve ficar até a borda da panela, para evitar que o caldo derrame.
- Para os charutos não desmancharem, coloque um prato invertido ou uma tampa pouco menor que a panela com um peso por cima.
- Cozinhe por uma hora, em fogo brando, tomando cuidado de não deixar a água secar. O arroz deve ficar macio sem cozinhar demais.
- Retire um dos charutos de cima e prove. Se estiverem prontos, espere um pouco e vire os charutos numa travessa maior que a panela e sirva.
Publicado por